sexta-feira, 23 de julho de 2010

Blitz da deputada Leandre neste sábado

Neste sábado às 09:30h na frente da Casa Ideal, em Curitiba, nossos amigos sairão para a primeira BLITZ no Batel da DEPUTADA LEANDRE! PARTICIPEM CONOSCO!"

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mulheres são maioria entre eleitores e devem decidir as eleições



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o número oficial de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. São 135.804.433 brasileiros com direito a escolher seus representantes, um crescimento de 8,5% em relação ao eleitorado do pleito de 2006. Os números mostram ainda que as mulheres formam a maioria do eleitorado nacional. Do total de eleitores, 51,8% (ou 64 milhões de pessoas) são do sexo feminino.

A faixa etária com mais eleitores é a de 25 a 34 anos (24,1% do eleitorado). Os menores grupos de eleitores estão nas duas pontas, nas quais o voto é facultativo: 2,4 milhões eleitores têm entre 16 e 17 anos; e 3,2 milhões mais de 79 anos.

Os dados foram divulgados a partir da consolidação do cadastro nacional de eleitores, que leva em conta os títulos emitidos até 5 de maio – último dia para o alistamento eleitoral para quem queria votar neste ano.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Participe do "twitaço" e faça barulho por Marina

A campanha da candidata a presidente Marina Silva organizou hoje, desde o meio-dia, um 'twitaço' - espécie de panelaço online - com o objetivo de fazer barulho para a candidatura da moça na internet. Até agora, os pios já causam um certo burburinho.

No Top Trendings, ranking dos assuntos mais comentados do microblog, a tag #euvotomarina está em oitavo lugar dos twitters de São Paulo, seguida de "Serra" e "Lula". No ranking nacional, #euvotomarina já atinge o nono lugar, enquanto "Marina Silva" está em sexto. (Extra on line).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

TSE divulga estatísticas sobre perfil dos candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu site o link Estatísticas de Candidaturas. Por meio dele, é possível obter informações sobre o perfil dos candidatos que vão concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de Estado, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital nas eleições de 2010.

No site, também poderá ser feito o acompanhamento, no tópico Cargo/Situação da candidatura, do número de pedidos de registro de candidaturas para cada cargo, a quantidade de pedidos que aguardam julgamento, e o número de impugnações de candidaturas e de notícias de inelegibilidade apresentadas à Justiça Eleitoral. Além disso, o tópico permite verificar quantos candidatos foram considerados aptos ou inaptos a disputar as eleições deste ano.

O link possibilita ainda a pesquisa sobre quantidade de candidaturas por cargo, faixa etária, grau de instrução dos candidatos, ocupação, partido, sexo e estado civil.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Paranaenses têm grande vitória com aprovação da lei da transparência

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em primeira discussão, o projeto da Lei da Transparência, encaminhado à Casa pelo movimento “O Paraná que Queremos”. Pela proposta, os três poderes do estado terão de dar total publicidade a todos os seus atos administrativos, sob pena de os gestores públicos responsáveis pelas instituições serem enquadrados na Lei de Improbidade Administrativa. Elaborado após a divulgação de uma série de irregularidades no Legislativo estadual – conforme mostrou a série de reportagens “Diários Secretos” da Gazeta do Povo e da RPC TV –, o projeto deverá instituir mudanças profundas no poder público do estado, evitando, entre outras ilegalidades, a contratação de funcionários fantasmas, o desvio de recursos públicos e o uso da máquina estatal em benefício próprio.

A proposta, elaborada pela Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) com o apoio da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), estabelece regras para os três poderes do estado – incluindo o Ministério Público, Tribunal de Contas, empresas públicas, autarquias e fundações –, com o objetivo de garantir mais transparência na administração pública paranaense. Leia mais na Gazeta do Povo...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Para Marina, educação no país está à beira de um apagão


A candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, Marina Silva, afirmou que manterá os fundamentos econômicos do atual governo, mas que será necessário corrigir as áreas da educação e da saúde. Nesta terça-feira, Marina participou de almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro (Acrj) e discursou para cerca de 180 empresários.
Marina também afirmou que irá corrigir erros, manter acertos e enfrentar os desafios em um eventual governo seu. Perguntada a que erros se referia, a candidata apontou a área da educação, que, segundo ela, está "à beira de um apagão de recursos humanos".
"É um erro histórico não termos um olhar para a educação no sentido estratégico que ela necessita. Nós temos que apostar em uma educação integral, que seja capaz de pensar uma reforma do ensino. Temos que preparar os nossos jovens para os desafios do século 21", disse.


Marina defende regulamentações para cooperação na área de saúde

A candidata do PV à presidência da República, Marina Silva, aponta um outro grande problema sempre tratado em segundo plano pelos governos, que é a saúde do povo brasileiro. Ela observa alguns erros que foram cometidos na área de saúde. "Temos que pensar na implementação do Sistema Único de Saúde. Um erro pontual foi não ter regulamentado o Artigo 23 da Constituição federal fixando normas de cooperação entre União, estados e municípios, não ter aprovado a regulamentação da Emenda 29, que obriga o repasse de 12% dos estados, 10% da União e 15% dos municípios, faz com que a gente tenha uma saúde capenga e não tenha um olhar para o atendimento básico", afirmou.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Vinte anos depois, o Estatuto da Criança e Adolescente precisa ser discutido novamente


Nesta terça-feira, dia 13, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completará 20 anos. Embora possa ser considerado um marco nos direitos sociais, e depois de duas décadas de adaptações, muitos problemas ainda não foram resolvidos.

O ECA foi instituído pela Lei 8.069, que regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes, inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988. A controvérsia da lei surgiu a partir do ponto em que, na teoria, protege a criança e educa melhor o infrator. Porém, na prática, muitos entendem que os menores infratores acabam sem nenhum tipo de punição ou mesmo educação.

Creio ser esta uma questão urgente a ser discutida novamente pelo Congresso e por toda a comunidade. A criança não é apenas uma prioridade, mas uma urgência. Outra questão importante: será que os governos Federal, estaduais e municipais estão realmente investindo os recursos necessários para efetivar de fato o Estatuto e livrar nossas crianças da violência?

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Escola pública, gratuita e de qualidade



A partir de hoje passo a comentar neste blog, algumas das propostas do Partido Verde e de sua candidata a presidência da República, Marina Silva. Todos os países desenvolvidos passaram por uma forte revolução na educação. Portanto, o Brasil nunca chegará a ser realmente desenvolvido se não implementarmos uma educação de verdade, com qualidade e para todos os cidadãos. A proposta do PV vê o investimento no conhecimento como única forma de sair da indigência, do subdesenvolvimento e da marginalização para uma sociedade mais informada e preparada para os desafios deste século. Para isso, a erradicação do analfabetismo, educação permanente e a reciclagem de conhecimentos durante toda a vida deve ser o propósito do governo. Além, é lógico, da prioridade ao ensino básico, garantia de escola pública, gratuita e de qualidade para todos.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A minha casa é Casa de Marina. Faça a sua também ser



Esta é uma idéia que pode se espalhar por todo Paraná. A candidatura de Marina Silva prova que pode ser construída pelo povo, sem as politicagens tradicionais. Os simpatizantes da candidata do PV estão desenvolvendo a idéia dos comitês domiciliares chamados de Casas de Marina por um Brasil Justo e Sustentável. Eles vão mostrar como é possível fazer política de um novo jeito no país. Com isso, cada casa pode se transformar num comitê de apoio à Marina.
Nesta semana, Marina e seu vice, o empresário Guilherme Leal, estiveram na residência do promotor de eventos Adriano Prado, no bairro de Campo Limpo, na zonal sul de São Paulo, para visitar a primeira Casa de Marina.
Lá, foram recebidos pelos familiares de Prado – a mãe, Rosana, o tio, Dirceu, o avô, Manuel, e sua sobrinha de Catarina, de um mês e três dias.
Adriano, na conversa com Marina e Guilherme, revelou que já tem uma lista com mais de 500 nomes de amigos que ele vai procurar para levar as mensagens da presidenciável. A relação consta de um caderno que ele apresentou à chapa do PV.
A instalação das Casas de Marina pelo país a fora é uma iniciativa do Movimento Marina Silva, que reúne pessoas interessadas em discutir processos que promovam o desenvolvimento sustentável.
Qualquer simpatizante da candidatura do PV pode transformar sua residência em um comitê domiciliar para reunir familiares, amigos e vizinhos para discutir as propostas de governo de Marina.
As instruções para montagem das Casas de Marina podem ser encontradas no site http://www.movimentomarinasilva.org.br/.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Partidos estimam gastar até 57 vezes mais do que campanha do PV no PR


O candidato ao governo do estado do Paraná pelo PV, Paulo Salamuni, informou ao Tribunal Regional Eleitoral no Paraná (TRE-PR) um gasto máximo de R$ 743 mil. O valor é 57 vezes menor que a previsão de despesas de Osmar Dias e 36 vezes menor do que a previsão de gastos de Beto Richa. Ontem foi o último dia para os partidos políticos registrarem os nomes dos candidatos para as eleições deste ano. Junto com a documentação, era necessário informar a estimativa de gasto máximo na campanha de cada um, a declaração de bens de todos os candidatos, além de entregar uma foto para ser usada na urna eletrônica.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Falta de CNPJ atrasa campanha política

Escreve o jornalista André Bittencourt que de acordo com o calendário eleitoral, a campanha de candidatos está oficialmente liberada a partir desta segunda-feira, 5, mas, na prática, questões burocráticas e até circunstanciais, como a Copa do Mundo, devem adiar as atividades para a próxima semana, ou até mesmo para o dia 19 de julho.
O primeiro obstáculo para muitos políticos emplacarem seu material de divulgação já na próxima semana é o registro de candidato, cujo prazo acaba na segunda-feira. Somente após conseguir isso, os concorrentes poderão obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), cujo número terá que constar obrigatoriamente em “santinhos”, faixas, placas e outros recursos de promoção visual.
Depois do registro na Justiça Eleitoral e da obtenção do CNPJ, começa a busca por gráficas capazes de produzir em média ou grande escala o material que, em muitos casos, já está idealizado, com logomarcas e identidade visual.
Por isso, serão raros os políticos que vão distribuir itens oficiais de campanha na próxima semana.

sábado, 3 de julho de 2010

Temos que aprender com as derrotas



Ontem e hoje vi certa tristeza nas ruas. É claro que todo brasileiro está chateado, esperávamos muito de nossa seleção, mas temos que nos curvar à realidade: nosso time não estava preparado o suficiente para ser campeão.
Vamos levantar a cabeça, tocar a vida para frente, em 2014 a Copa vai ser aqui no Brasil.
Temos mais quatro anos para aprender com os nossos erros, e mais quatro anos para nos prepararmos e não errar novamente.
A derrota nos tira a alegria, mas também nos chama para construir uma outra alegria, duradoura e consistente. Bola pra frente!!! Feliz daquele que aprende com suas derrotas!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Marina tem a menor rejeição entre candidatos

Os candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão tecnicamente empatados, aponta pesquisa Datafolha realizada na quinta e quarta-feira em todo o País e publicada nesta sexta-feira, 2, do jornal Folha de S. Paulo. O tucano aparece com 39% das intenções de voto, contra 38% de Dilma. A candidata do PV, Marina Silva, registra 10%. O levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Entre esses candidatos, Marina é que apresenta a menor rejeição dos eleitores, apenas 14%, Dilma 20% e Serra, 24%.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Marina: corrigir os erros do governo e apontar o futuro dos brasileiros


Na noite de quarta-feira participei da convenção estadual do Partido Verde (PV). Com a presença da candidata à presidência da República, Marina Silva, o PV lançou o ex-vereador de Curitiba, Paulo Salamuni para o governo do Estado. O PV irá de chapa pura no Paraná, com a advogada Flávia Romagnolli como candidata a vice e o economista e ouvidor do PV, Rubens Hering ao Senado.

O pré-candidato ao governo do Paraná advogado Salamuni, 49 anos, foi vereador de 1991 a 2008, afirma que nestas eleições o PV será o grande diferencial no estado e no país. "A candidatura da senadora Marina à presidência e a minha para o governo representam uma alternativa que os eleitores terão nas eleições de outubro. Estamos confiantes que o PV sairá ainda mais forte com a eleição de deputados estaduais e federais comprometidos com a causa ambiental e em busca de soluções para os problemas que atingem o país e o Paraná", disse o pré-candidato ao governo.

Marina disse que na campanha apresentará uma alternativa a Serra e Dilma, sem compromisso com a manutenção de tudo o que o governo Lula fez e nem fechando os olhos para os avanços conquistados nos últimos anos. "O Brasil não precisa de um opositor por opositor e nem de um continuador que em nome dos acertos é complacente com os erros. Precisa de uma sucessão", disse e acrescentou: "Precisa de alguém que tenha pensamento estratégico, que seja capaz de integrar as conquistas dos últimos 16 anos, corrigir os erros e apontar para o futuro".

A candidata ainda ironizou o problema enfrentado por José Serra na escolha de seu vice. "Enquanto alguns estão ainda amargando as agruras do vice, nós já estamos potencializando a nossa intervenção política sem nenhum tipo de problema porque a nossa escolha foi programática, uma pessoa comprometida com a agenda socioambiental e, por isso, não tivemos nenhum tipo de problema", disse para justificar a ausência de Guilherme Leal na convenção. O vice de Marina cumpria outra agenda em Florianópolis.