sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Leandre defende mais recursos à saúde para maior rapidez nos serviços públicos

A candidata à deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) defende maior rapidez dos serviços públicos de saúde para as pessoas que precisam de atendimento médico. Leandre, que é fundadora da Ideal, maior casa de apoio do Paraná para pessoas que estão em trânsito em Curitiba para tratamento de saúde, cita o recente relatório Desenvolvimento Humano Brasileiro 2009/2010 divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). No relatório, estão apontados que mais de 51% dos brasileiros acham que o atendimento de saúde é demorado em postos e hospitais.

“A prática nos diz que a pesquisa está correta, porque em nosso trabalho diário notamos até mesmo o desespero das pessoas. Gente muito simples, geralmente portadoras de doenças graves, e que precisam de urgência nos procedimentos de consulta e exames”, afirma Leandre, que já recebeu na Ideal, mais de 100 mil pessoas em dez anos de atividade na área. “A nossa proposta em Brasília é cobrar do governo a resolução deste problema, que só será resolvido com o aperfeiçoamento do sistema e pessoal e com a ampliação dos hospitais e convênios, destinando um maior volume de recursos para a saúde”, disse a candidata do PV.

Profissionais – Ainda de acordo com o levantamento, 35,9% da população do país considera a linguagem utilizada pelos médicos razoável; e 42,8% dos brasileiros notaram interesse regular dos profissionais de saúde durante o atendimento. A associação dessas três percepções resulta no Índice de Valores Humanos (IVH) de Saúde, também apresentado neste relatório. O indicador é inédito e varia de 0 a 1. O IVH-Saúde do Brasil é de 0,45.

O cálculo do IVH é baseado em entrevistas feitas pelo Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, com mais de 2 mil pessoas. A pesquisa foi feita de forma amostral em 148 cidades.
O dado abrange tanto o serviço público quanto o privado, sem distinção entre eles. Quanto melhor a avaliação da população, maior o valor atribuído.

“A intenção não é avaliar um ou outro serviço, e sim relatar a experiência da população quando há necessidade desses serviços. Não foi perguntado o tempo de espera, por exemplo, mas apenas se houve ou não demora, na percepção da população”, diz Flávio Comim, economista do Pnud Brasil e coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro 2009/2010. O Pnud destaca que o aspecto da saúde é um dos três que compõem o Índice de Valores Humanos (IVH) geral. O índice pretende traçar o perfil da população brasileira nas áreas de saúde, educação e trabalho, segundo a percepção da própria população.

No Norte do país, região com o menor Índice de Valores Humanos (IVH) de Saúde (0,31), 66,9% das pessoas considera que o atendimento é demorado. Ainda no Norte, 44,6% dos entrevistados considera a linguagem utilizada pelos médicos muito difícil; e 43,5% vê pouco interesse demonstrado pelos profissionais de saúde no atendimento.

Já no Sudeste, região com o melhor IVH-Saúde (0,51), 43,1% consideram o atendimento de saúde demorado; 42,6% acham que a linguagem usada pelos profissionais é razoável; e 46,1% perceberam interesse regular dos profissionais.

Relatório – O dado faz parte do terceiro caderno do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro 2009/2010.

O Relatório apresenta políticas de valor nas áreas de família, escolas e trabalho, ou seja, traz propostas do que o cidadão pode fazer nesses âmbitos para um cotidiano melhor. O documento deve ser encaminhado a universidades e órgãos do governo para estimular, segundo Comim, uma discussão aberta sobre os aspectos levantados.

O primeiro caderno do Relatório foi o Brasil Ponto a Ponto, que pretendia estimular o debate sobre o que a população espera de mudanças para uma vida efetivamente melhor. Já o segundo foi o Mostre Seu Valor, que ajudou a definir os valores mais importantes para a população brasileira.

Esses estudos foram fundamentais, segundo Comim, para a elaboração das questões que seriam respondidas na constituição do IVH, o Índice de Valores Humanos.

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