sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Leandre defende mais recursos à saúde para maior rapidez nos serviços públicos

A candidata à deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) defende maior rapidez dos serviços públicos de saúde para as pessoas que precisam de atendimento médico. Leandre, que é fundadora da Ideal, maior casa de apoio do Paraná para pessoas que estão em trânsito em Curitiba para tratamento de saúde, cita o recente relatório Desenvolvimento Humano Brasileiro 2009/2010 divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). No relatório, estão apontados que mais de 51% dos brasileiros acham que o atendimento de saúde é demorado em postos e hospitais.

“A prática nos diz que a pesquisa está correta, porque em nosso trabalho diário notamos até mesmo o desespero das pessoas. Gente muito simples, geralmente portadoras de doenças graves, e que precisam de urgência nos procedimentos de consulta e exames”, afirma Leandre, que já recebeu na Ideal, mais de 100 mil pessoas em dez anos de atividade na área. “A nossa proposta em Brasília é cobrar do governo a resolução deste problema, que só será resolvido com o aperfeiçoamento do sistema e pessoal e com a ampliação dos hospitais e convênios, destinando um maior volume de recursos para a saúde”, disse a candidata do PV.

Profissionais – Ainda de acordo com o levantamento, 35,9% da população do país considera a linguagem utilizada pelos médicos razoável; e 42,8% dos brasileiros notaram interesse regular dos profissionais de saúde durante o atendimento. A associação dessas três percepções resulta no Índice de Valores Humanos (IVH) de Saúde, também apresentado neste relatório. O indicador é inédito e varia de 0 a 1. O IVH-Saúde do Brasil é de 0,45.

O cálculo do IVH é baseado em entrevistas feitas pelo Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, com mais de 2 mil pessoas. A pesquisa foi feita de forma amostral em 148 cidades.
O dado abrange tanto o serviço público quanto o privado, sem distinção entre eles. Quanto melhor a avaliação da população, maior o valor atribuído.

“A intenção não é avaliar um ou outro serviço, e sim relatar a experiência da população quando há necessidade desses serviços. Não foi perguntado o tempo de espera, por exemplo, mas apenas se houve ou não demora, na percepção da população”, diz Flávio Comim, economista do Pnud Brasil e coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro 2009/2010. O Pnud destaca que o aspecto da saúde é um dos três que compõem o Índice de Valores Humanos (IVH) geral. O índice pretende traçar o perfil da população brasileira nas áreas de saúde, educação e trabalho, segundo a percepção da própria população.

No Norte do país, região com o menor Índice de Valores Humanos (IVH) de Saúde (0,31), 66,9% das pessoas considera que o atendimento é demorado. Ainda no Norte, 44,6% dos entrevistados considera a linguagem utilizada pelos médicos muito difícil; e 43,5% vê pouco interesse demonstrado pelos profissionais de saúde no atendimento.

Já no Sudeste, região com o melhor IVH-Saúde (0,51), 43,1% consideram o atendimento de saúde demorado; 42,6% acham que a linguagem usada pelos profissionais é razoável; e 46,1% perceberam interesse regular dos profissionais.

Relatório – O dado faz parte do terceiro caderno do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro 2009/2010.

O Relatório apresenta políticas de valor nas áreas de família, escolas e trabalho, ou seja, traz propostas do que o cidadão pode fazer nesses âmbitos para um cotidiano melhor. O documento deve ser encaminhado a universidades e órgãos do governo para estimular, segundo Comim, uma discussão aberta sobre os aspectos levantados.

O primeiro caderno do Relatório foi o Brasil Ponto a Ponto, que pretendia estimular o debate sobre o que a população espera de mudanças para uma vida efetivamente melhor. Já o segundo foi o Mostre Seu Valor, que ajudou a definir os valores mais importantes para a população brasileira.

Esses estudos foram fundamentais, segundo Comim, para a elaboração das questões que seriam respondidas na constituição do IVH, o Índice de Valores Humanos.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Informações sobre a semana de Leandre

Durante esta semana a candidata Leandre percorre o Ostre do estado do Paraná. Em sua agenda estão programadas visitas a diferentes empresas onde ela deve conversar com os empresários da região sobre protocolos ambientais e sua regulamentação. Entre as empresas que a candidata visita estão: Friovel, Brantur e Imprepel.


Leandre vem recebendo muito apoio quando fala de suas ideias para melhorar a Saúde Pública, suas propostas vão melhorar o atendimento e valorizar os profissionais da área. Sua Colcha de Retalhos de Esperança vem se destacando e encantando as pessoas que se emocionam com as estórias costuradas num painel que retrata um grito de apelo por uma saúde pública melhor para os brasileiros.


Você pode acompanhar as ações de Leandre pelo Twitter @Leandre4300 e pelo Facebook

Propostas da Leandre

Na segurança é necessário incluir no orçamento público recursos para pagar os policiais, de tal modo que eles tenham o necessário para sobreviver com dignidade; salário compatível com os riscos que enfrentam. Policiais treinados equipados nas ruas, realmente protegendo a população, e reforço das policias nas fronteiras para impedir a entrada de drogas e armas no país.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Propostas da Leandre

Na habitação Leandre vai exigir o cumprimento da lei. O governo federal deve incentivar os municípios a obter terrenos a baixos custos para construir casas populares. Para isso, eles deverão lançar mão da criação de áreas da cidade determinadas como próprias para habitação popular e da construção compulsória em áreas ociosas, mecanismos previstos no Estatuto das Cidades e que reduzem muito o preço dos terrenos. O estado vai instalar infra-estrutura no local. Os bancos públicos deverão dar financiamento mais facilitado e mais barato.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Propostas da Leandre



Educação é um direito de todos. Leandre defende a erradicação do analfabetismo; educação permanente e reciclagem do conhecimentos durante toda a vida deve ser o propósito do governo. Prioridade ao ensino básico e garantia de escola pública, gratuita e de qualidade. Leandre vai lutar para aumentar os recursos para área e remuneração digna para os professores.

Propostas da Leandre - Propostas que a Deputada Federal vai defender em Brasília

Saúde não só a ausência de doença, é também o empenho do governo para que a doença não chegue as pessoas. Acabar com as filas no SUS para quem precisa de urgência nas suas consultas e exames, principalmente no caso de doenças graves.

Melhorar o pagamento dos procedimentos médicos por parte do SUS e a remuneração dos profissionais que se dedicam a salvar vidas. Regulamentar os mecanismos institucionais que garantem investimentos da União, estado e municípios na Saúde.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cante uma nova esperança para nossa gente

Nossa campanha ganha força no Sudoeste do PR

Estou muito feliz pela acolhida que nossa candidatura está tendo no interior do Estado, principalmente no Sudoeste. Tenho orgulho de ser de Chopinzinho. Fui secretária de Saúde de Saudade do Iguaçu e hoje a única candidata mulher à deputada federal desta região. Por atuar na área de Saúde, é evidente que darei a este assunto prioridade no meu mandato, porque ando por este Paraná todo, nasci no interior e conheço o sofrimento de nossa gente que precisa de urgência nas suas consultas e exames, principalmente no caso de doenças graves. Precisamos mudar algumas coisas na Saúde, como diminuir o tempo de atendimento nas filas, melhorar o pagamento dos procedimentos médicos por parte do SUS e a remuneração dos profissionais que se dedicam a salvar vidas. Tudo isso pode ser resolvido por meio da aprovação de projetos de leis, principalmente ao se regulamentar mecanismos institucionais que garantem investimentos de parte do orçamento da União, estados e municípios na Saúde, o que não foi feito até hoje. Sei que um deputado não pode focar apenas um assunto em sua vida parlamentar. Por isso, estamos atentos também a outras demandas urgentes de nossa população. Tenho viajado muito e estou colhendo propostas em outras áreas, como educação, emprego e segurança.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Rubens Hering é o candidato do PV ao Senado



O Partido Verde tem uma chapa completa no Paraná. Para o Senado, nosso candidato é o economista e ex-ouvidor do Paraná Previdência Rubens Hering. No senado ele se empenhará para que ocorra uma mudança na política do BC para os juros básicos da economia, para que a taxa real anual fique limitada a 2% acima da inflação; maior contingenciamento do capital estrangeiro especulativo; combate à corrupção em todas as áreas de governo, com ênfase para o próprio senado; implementação gradual das reformas previdenciária, política, tributária e administrativa; impedimento dos retrocessos ambientais da reforma do código florestal em curso; priorização da opção por formas limpas de energia; instalação de comissão especial de sustentabilidade para pareceres nos projetos a serem aprovados na casa; priorização dos meios de transportes ferroviários e hídricos; separação e coleta seletiva de lixo obrigatória em todo território nacional; banimento de embalagens não recicláveis; redução do número dos cargos em comissão em todos os níveis de governo. Você pode acessar o blog do nosso candidato http://www.rubenshering.com

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ética acima de tudo


O nosso candidato ao governo do estado é o advogado e procurador do município de Curitiba, Paulo Salamuni. Confira as nossas principais propostas para governar o Paraná:

Salamuni e o PV farão um governo voltado para a construção de uma sociedade solidária comprometida com as futuras gerações em todos os aspectos da vida econômica e social, incluindo o ambiental. Ética acima de tudo. Igualdade de oportunidades a todos. Sustentabilidade sócio-econômica para viver bem e deixar que as novas gerações vivam bem ao seu tempo. Na política trabalhará para um governo baseado em princípios éticos e valores como austeridade, responsabilidade e seriedade, equilíbrio e harmonia, visão de processo, firmeza e competência, diálogo, solidariedade e fraternidade. Terá a educação como prioridade política e orçamentária. Lutará por economia sustentável preocupada com o cidadão. Além da preocupação com questões que melhorem a qualidade de vida da população urbana e rural, e questões que envolvam o meio ambiente. “Juntos pelo Paraná que queremos. Nem tudo pode ser realizado em um governo, mas muito pode ser planejado em um governo”, acredita Paulo Salamuni.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Marina emociona-se em Recife



Em visita ao bairro do Coque, no Recife, neste final de semana, a candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, demonstrou emoção ao conhecer a comunidade. No local, considerado um dos mais pobres e violentos de Pernambuco, a parlamentar fez observações sobre o esgoto a céu aberto e casas feitas com resto de construções. Mas foram as apresentações culturais de crianças do bairro que conseguiram arrancar lágrimas da senadora licenciada. "Se a gente não se interessar, eles (crianças) vão continuar nos sinais e vão continuar morrendo. É uma visita muito forte para mim (emocionalmente). Eu já morei em casas como essas e só voltei para dizer que continuo nelas. Inclusive tenho parentes e sobrinhos que moram em casas assim", afirmou chorando a parlamentar.

Durante a visita ao Coque, Marina Silva conheceu a Escola Popular de Direito Constitucional Pequeno Cidadão, que orienta crianças sobre leis e fornece atividades de culturais e artísticas. O local foi idealizado há três anos, por iniciativa de Renê Patriota, candidata ao Senado pelo PV, após ter conhecido Glacileide Maria da Silva, que perdeu o filho de 14 anos assassinado. A parlamentar também inaugurou mais uma "Casa de Marina", projeto de comitês domiciliares voluntários.